Físico-química

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Som

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos.




Luz

A luz na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação electromagnética pulsante ou num sentido mais geral, qualquer radiação electromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. As três grandezas físicas básicas da luz (e de toda a radiação electromagnética) são: brilho (ou amplitude), cor (ou frequência), e polarização (ou ângulo de vibração). Devido à dualidade onda-partícula, a luz exibe simultaneamente propriedades de ondas e partículas.






Electrões

Electrão, geralmente representado como e-, é uma partícula subatómica que circunda o núcleo atómico, identificada em 1897 pelo inglês John Joseph Thomson. Subatómica e de carga negativa, é o responsável pela criação de campos magnéticos e eléctricos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Protões

Um "protão" é uma partícula "sub-atómica" que faz parte do núcleo de todos os elementos. Convencionou-se que o protão tem carga eléctrica positiva.


É uma das partículas, que junto com o neutrão, formam os núcleos atómicos.


Neutrões

Um "protão" é uma partícula "sub-atómica" que faz parte do nûcleo de todos os elementos. Convencionou-se que o próton (ou protão) tem carga eléctrica positiva.
É uma das partículas, que junto com o nêutron (ou neutrão), formam os núcleos atómicos.


Átomos

Átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa e Z elétrons determinando o seu tamanho.

Até fins do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do próton e do elétron revelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento do nêutron e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.